Só um lado

Bento XVI foi convidado a fazer um pronunciamento na inauguração do ano acadêmico da Universidade La Sapienza, em Roma. Convite feito pelo reitor. Alguns professores e estudantes escreveram uma carta para o tal reitor protestando contra a ida do papa à Universidade.
O motivo: Quem deveria dar aula inaugural seria um professor da própria Universidade e não o papa; além do mais ele seria um homem reacionário, contrário à ciência, obscurantista. Além do mais, a Universidade é laica e, como tal, a vinda do Papa seria um desrespeito aos estudantes não católicos.
Vejam quanta incongruência. Os importantes docentes e dicentes dizem que o papa é reacionário e contrário à ciência. Mas, rejeitando o diálogo com o pontífice, eles provam de onde parte o real reacionário. Além disso, o que é a ciência senão as discussões à procura da verdade? Quando a ciência se fecha num ateísmo doentil, quem perde é a própria ciência, já que deixa de ouvir um lado da história.
O argumento de que é a Universidade é laica é um argumento que finda com os argumentos dos manifestantes. Desculpem-me tantos "argumentos". Se é laica, a Universidade deve, obrigatoriamente, ouvir a versão religiosa, inclusive a católica apostólica romana, mesmo que esse nome cause arrepio em alguns.
Tudo isso é mais uma prova da perseguição, velada de intelectualismo, pela qual a Igreja passa. Bom, para muitos, é vestir a camisa dos "sem fé" e "metralhar" a religiosidade numa mentirosa e estúpida história de "livre pensamento".
Mas isso é moda. É moda dizer-se contra a Igreja. É moda gritar contra a fé. Mas, caros cientistas, disso vocês sabem: a verdade não é moda. A verdade é e é.

5 Responses to “Só um lado”

  1. # Anonymous Anônimo

    Grande Gabriel........
    Parabéns pelo site, tô sempre de olho nas tuas postagens, letra afiada e direta essa tua!

    Vamos marcar qq dia para botar o papo em dia cara, quando tu estiver por caruaru avisa.

    Abraço!  

  2. # Blogger Ana

    Muito bem colocado e bastante provocador.

    Ana  

  3. # Anonymous Anônimo

    Gabriel,
    para não mostrar "só um lado" vale ressaltar que a reação dos estudantes e professores da universidade de La Sapienza se deu por uma posição que o papa Bento XVI tomou em 1990 sobre a condenação de Galileu.

    Em 1990, o então cardeal Joseph Ratzinger julgou "racional e justa" a perseguição da Igreja a Galileu. Uma vez que o cientista foi condenado ao silêncio e reclusão (da ciência).

    A universidade de La Sapienza, como defensora do meio científico, não concordou com a abertura do seu ano letivo pelo papa, considerado um "retógrado".

    Não acho que isso justifique - de modo algum - essa reação, principalmente por ter sido há 10 anos atrás.

    Parabéns pelo blog, eu leio sempre!  

  4. # Anonymous Anônimo

    adalberto ai em cima, esqueci de colocar (:

    abração!  

  5. # Blogger Julliana Araújo

    bora brincar de atualizar o Blog, ne?
    hauaauau
    Depois de anos, atualizei o meu
    hihih
    bjusss  

Postar um comentário