É fato: a maioria das vezes, pobre mata pobre. Enquanto isso acontece, tudo é silêncio, nada está estranho, tudo é normal; porque acontece lá numa favela sem importância, com pessoas sem importância. O choro das mães é mudo, o grito das vítimas é engolido pela maré que invade as palafitas, a vida delas é esfarelada para usar no próximo cigarro de maconha...

Mas quando a violência chega aos palacetes da classe média, o mundo ouve protestos, a mídia grita furiosa e as pessoas comentam espantadas: "nossa cidade está ficando violenta demais, a solução é se mudar para a Europa, enquanto isso, é melhor blindar o carro, pôr cerca elétrica..."

Está ficando violenta? Está ficando para os mais ricos, porque já está violenta há muito para aqueles que são vítimas do fastio e da ignorância dos responsáveis pelas rédeas do poder, além de nós, que compactuamos com tudo isso, permanecendo calados...

A solução? Aí vão algumas palavras da periferia* para que se busquem os caminhos da solução, porque fugir para os "shangrilás" do mundo é dar um atestado de óbito antes do sujeito morrer...

"Tivemos um pai alcoólatra e uma mãe doente mental. Viramos adulto muito cedo."

"Não tivemos comida e valores morais."

"Para cada garoto que mata e morre, existe uma história."

"Quando eu era pequeno apanhava da polícia com barrete e levava telefone no ouvido para entregar todo mundo."

"Por que a gente que é pobre também não pode ter roupa boa? Onde escreveram esta lei?"

"Cresci vendo minha mãe fazer sexo com estranhos. Aquela cena me revoltava. Eles compravam salgadinho e biscoito para eu não reclamar."

"A lei da favela é essa: vacilou, caiu."

Enquanto isso, no Reino da Classe Média e Alta, tudo é sonho e fantasia...

*Fonte: Jornal do Commercio (3/12/2006)

Inté...

7 Responses to “Reflexões para a "Noite Feliz" que se aproxima...”

  1. # Blogger Laura

    Gabriel, estou cada dia mais encantada com o que você escreve.Às vezes lemos coisas que não desperta nada, mas algumas que você coloca aqui dão até frio na barriga. Elas nos levam a uma reflexão pós leitura, o que me deixa muita feliz.  

  2. # Anonymous Anônimo

    que coisa mais perfeita gabriel, diga aê, é meu primo. obg! beijo gabiba :*  

  3. # Anonymous Anônimo

    essa tenho certeza q foi uma resposta tua àquela sugestão q eu te dei no último comentário q eu coloquei aqui, se lembra?!!!

    E fica bem claro nesse texto, pq eu o achei fantástico, td opinião q eu tenho sobre a violência q está instalada no Recife, em Pernambuco, no Brasil!!!

    Ainda mais nessas semanas q se passaram com a morte desse estudante em Boa Viagem, Rafael Dubeux!! Qd morre filho de gente rica aí tem isso msm... protesto, mídia em cima, reportagens, enfim... Mas td mundo esquece q em Cardino td dia morre alguem em Santo Amaro e a mídia em geral n da enfoque!!

    Infelizmente é o q ocorre, a realidade!!

    abraço gabriel!!  

  4. # Anonymous Anônimo

    Biel...muito bonito o texto!!!! Muito mesmo
    e nao conso de dizer que tu e fodaa visse???
    beijos te amo  

  5. # Anonymous Anônimo

    Lindo o texto. Vc vai mandar pra algum jornal ou eu vou ter q copiar e mandar no seu nome?  

  6. # Anonymous Anônimo

    Não sei se vcs sabem, mas, exite uma página na web em homenagem a Rafael Dubeux http://www.rafaeldubeux.com.br e lendo um texto desse a gente relamente nota como a morte do "joão" tornou-se corriqueira e banal.
    Parabéns Garbriel, muito interessante esse texto eu diria até muito importante para todos que leram refletir um pouco nessa vida corrida que levamos.
    Acho até que seria uma sugestão interessante para vc escrever sobre o pouco que refletimos na vida e observamos as coisas belas do dia a dia nessa era digital louca.
    Abraço e continue arrebentando  

  7. # Anonymous Anônimo

    Gabriel ,voce deveria ter procurado saber sobre a pessoa maravilhosa q foi RAFAEL antes de comentar qualquer coisa sobre ele ,um garoto batalhador ,feliz ,bonito ,amigo,atencioso em fim GENTE ,nao tem nada ha ver com rico ou pobre , a homenagem a RAFA foi feita por amigos so recebe isso quem tem AMIGOS e quem e AMIGO ,nada mais justo nao acha!!Parece que seus leitores nao sabem o valor de uma amizade pois naoentederam o valor que tem um amigo de verdade...a homenagem foi pra RAFAEL DUBEUX nao tem nada com a midia ,com rico ou pobre ,foi so pra RAFA que foi GENTE BOA....e nao pra agradar os outros ,quem ja perdeu um amigo de verdade sabe disso.tudo de bom pra vc.  

Postar um comentário