Tiro ao alvo

Está na moda jogar pedra na Igreja. A última foi jogada por um colunista do Jornal do Commercio, 5 de maio. Eis algumas delas:
"Ele (o papa), vem (ao Brasil), como a instância suprema de decisão na Igreja Católica Romana, ao menos desde a alta Idade Média". Existe um errinho histórico aí. Pedro foi, queiram ou não, o primeiro papa, instituído por Jesus. Já em 48 d.C. ele dava a palavra final quando não havia consenso. No ano de 343 d.C., por exemplo, a história se repete. 48 d.C. e 343 d.C. são anos da alta Idade Média? Nem alta nem baixa nem Idade Média.
"O cristianismo se propagou pelo mundo afora sem chefes nem proprietários da Igreja". Quero saber qual o cartório em que está o nome do dono da Igreja. A Igreja nunca teve, não tem nem nunca terá um dono além do seu fundador, Jesus.
"Esses cristãos (os que não dão importância à visita do papa), vivem sua fé sem preocupação com o chamado aparato de poder responável pela troca do Evangelho pelo direito canônico". O Evangelho é e sempre será uma espécie de Carta Magna do cristão, o direito canônico deriva do Evangelho.
Essas foram algumas das "pérolas" do colunista. Como se vê, são sempre aquelas coisinhas decoradas de Ensino Médio. A Igreja já errou e erra muitas vezes, como qualquer coisa feita por pessoas, e já pediu desculpas ao mundo por erros como Inquisição e Cruzadas. O inadimissível é aturar quem se arvora em criticar a Igreja sem nenhum preparo maior. Pior ainda é quando os desinformados acreditam nessas retóricas do vazio.
Bento XVI está chegando, vai começar o tiro ao alvo...
Inté...

6 Responses to “Tiro ao alvo”

  1. # Anonymous Anônimo

    Quando Bento XVI assumiu o papado eu não tinha muita confiança nele. Esse sentimento foi muito comum em muitos cristãos católicos. A imagem de João Paulo II ainda era muito forte e recente. Mas o nosso atual Pontífice já mostrou que, do seu modo, vai lutar pelo amor à Igreja. Isso é algo em falta hoje. ë quase uma regra social admitir como católico uma pessoa que foi vista dentro de uma Capela em algum Sábado ou Domingo. Não é apenas isso! Nem apenas dizer "sou católico". É muito mais. A Igreja Católica Romana é, sim, a maior instituição de fé no mundo. Mas os católicos reais são os mais raros fiéis do mundo. Destaque para a palavra "fiel".
    Apenas para ampliar um pouco o assunto. Todos condenam quando um mulçumano pratica ataques terroristas no Oriente. Mas quem tem coragem de dizer que os admira por sua fidelidade à crença? Se alguem profana um profeta, logo os Fiéis reagem, defendendo sua fé, defendendo seus ensinadores.(queiram ou não, um profeta é um simples humano, e eles ainda têm um deus). Por que um "católico" fica tranquilo ao ver uma paródia sobre o Cristo? Por que não defendem Aquele que é Deus, não apenas profeta? E os profetas e santos... Alguém já viu serem defendidos?

    A Igreja é forte e nosso Papa vai trazer de volta seu reconhecimento entre os fiéis. Um dia será como no princípio, onde todos os cristãos estavam dispostos a arriscar a vida quando ouviam e anunciavam o nome do Senhor!  

  2. # Anonymous Anônimo

    ministério da saúde adverte:

    pare de ler sobre isso.
    haha!  

  3. # Blogger Julliana Araújo

    É complicado enteder porque as pessoas insistem em continuar criticando algo que já passou. É válido analisar o papel da Igreja e quando preciso criticá-la, como qualquer instituição ela está propensa a erros.
    Mas é irresponsavél esses textos que apenas agridem sem fudamentação nenhuma,na maioria das vezes produzidos por pessoas que nunca frenquentaram , nem muito menos vivenciaram a religião.  

  4. # Blogger Raissa Alencar

    eita que essa história tá me lembrando um tal de juri simulado da crisma.. xD

    kaspokaspkoaspkoaskppkoaskop..  

  5. # Blogger Unknown

    Faz tempo que não comento aqui e nem tinha visto o novo aspecto do blog. Parabéns! Eu adorei... Também gostaria de elogiar a imagem do post "Importa o MEU". Muito boa, apesar de triste.

    Agora vamos ao que interessa... Bem, meu pensamento enquanto eu escrevia o endereço do site na barra de endereços era o seguinte: que será que gabriel escreveu sobre a vinda do papa? E, confesso, fiquei meio decepcionada... Na verdade, esperava encontrar algum tipo de crítica a todo o "furdúncio" que se instalou para a tão esperada chegada. Não te culpo, porque essa é uma inquietação minha. Como pode uma nação tão maltratada e necessitada gastar tanto dinheiro com "vindas-de-papas" e jogos panamericanos? Concordo que se tenha gasto em segurança, lógico, imagina se amarram o Papa num cinto de segurança e o saem arrastando pelas ruas de São Paulo? Não seria muito legal, né?! Mas daí gastar com futilidades e louças francesas já não sei. Deixo aqui minha revolta e, se possível, gostaria de ler tua opinião sobre o assunto.

    Beijão!  

  6. # Blogger Beatriz Braga

    Não queria opinar muito porque estou escrevendo algo sobre o mesmo assunto para colocar no meu blog.
    mas bem...o foco vai ser outro já que eu não suporto essa confusão que fazem quando pessoas de qualquer importância chegam aqui no país.
    Odeio qualquer tipo de fanatismo e idolatria.
    Principalmente se for nesse caso, onde já existe um ídolo digno, Deus.
    A amiga aí em cima citou as despesas e tal..concordo..afinal, onde estamos? B-R-A-S-I-L. Ah se esse dinheiro fosse doado...
    dava pra fazer muita gente feliz..
    bem mais gente do que as que gritaram amém quando o papa deu a benção como se tivesse sido um gol em final de copa.

    Sinto muito, mas não sou tão fervorosa a ponto de dar as economias do ano, o presente de natal de 2008 dos meus pais e me individar toda para ir ver o papa,

    se fosse Jesus..eu daria a minha vida.  

Postar um comentário