Rei Coelho

Depois do Papai Noel e do Rei Momo, é a vez do Coelhinho da Páscoa reinar absoluto. Pois bem, neste momento, ele já senta em seu trono achocolatado e ordena aos seus súditos que corram aos mercados e lojas a fim de comprarem suas senhas para ingressarem no Reino da páscoa consumista: os ovos de páscoa.

Vejam só onde chegamos: pêlo branquinho e olhos vermelhos dão as cartas neste período e nós, hipinotizados, nos curvamos diante dele. Como no Natal, esquecemos o Dono da festa e nos esbaldamos em chocolates e shows que não tem nada a ver com o sentido da Festa.

De fato, festa muito grande e profunda para ser entendida por pessoas presas a coelhinhos e ovinhos...

Inté...

Sandálias, girassóis e olhar...

Pois é, pois é... Nosso blog está de cara nova. Assim como eu e você também queremos fazer tudo novo. Tudo isso o que você vê aqui é resultado do cérebro animado de Laura, webmaster deste blog, acima de tudo, amiga.
Agora, sempre, teremos três imagens para nos ajudar a entender nosso blog. Sandálias humildes para corrermos o mundo nos questionando e questionando o mundo. Belos, líricos e fortes girassóis, que se movimentam e se dirigem a partir de uma luz maior, uma força, um Ideal; eu tenho o meu, você tem? E o olhar de uma criança que, como nós, deve mirar o horizonte, para chegar onde quer.
Eu e você vamos colocar as sandálias mais humildes correndo o mundo, eu e você vamos lançar nossos olhos longe e nos guiar pela luz de um Ideal.
Está pronto?
Inté...

Eu e você

Apatia, insensibilidade, indiferença, inércia, marasmo. Será preciso outros sinônimos para falar sobre eu e você? Sério, eu e você estamos acostumados, eu e você resolvemos entregar os pontos, eu e você decidimos, "decididamente", escolher sentar numa cadeira fofa e assistir ao mundo passar.
Claro, as nossas decisões são legítimas, afinal, eu e você somos livres, e decidimos, "decididamente", nos livrar dos outros.
E conseguimos! Por isso, eu me dou, e dou a você, os parabéns mais sinceros. Quero nos parabenizar porque esquecemos 22% de miseráveis do país, os 17. 762 jovens assassinados em 2000, as 186 milhões de pessoas famintas na África.
Cá pra nós, eu e você somos o máximo. Eu finjo que está tudo legal e você entra no meu jogo. Você finge e eu não me incomodo em atuar com você. Ah, e tem mais: quem quiser gritar nos nossos ouvidos para nos acordar, nós chamamos de radical, utópico, bobo, romântico, combinado?
Agora, sério, por que você não grita nos meus ouvidos e eu grito nos seus? Quem sabe, assim, nós não paramos de hibernar e nos tornamos esses, tão necessários, radicais, utópicos, bobos e românticos? Eu e você pelo outro, eu e você pelo mundo.
Inté...

Vende-se pizza


"Sente-se e fique à vontade. Cavalheiro(a), temos uma novidade em nosso cardápio. Uma pizza com 4 tipos de caviar. Apenas 1 milhão de dólares."
Piada? Você que pensa. Essa é a novidade de um dos restaurantes mais chiques de Nova Iorque. A intenção do "barzinho" é vender uma rodela, eu disse, UMA RODELA de pizza por 1 milhão de reais, tudo para sair no livro dos Recordes como a pizza mais cara do mundo. Alguém tem dúvidas de que a pizza vai sair no livro?
Enquanto alguém vai pagar 1 milhão pela pizza, uma criança é trazida ao tráfico. Mas, é só uma criança, pode-se pensar. Pois é, mas lembra daquela história de biologia de que o ser nasce, cresce, se reproduz e morre? Essa criança vai crescer, vai reprodozir a violência para outras crianças e vai morrer. Algumas pessoas estão batendo palmas porque essa criança vai morrer. Mas, não se esqueça, essa criança que morreu reproduziu a violência e, um dia, ela pode matar você também.
Ou nós deixamos nascer, crescer e reproduzir o amor e o bem, ou então seremos mortos pelo outro lado. E, você sabe, o mal cresce rápido como praga. Primeiro exercício: não comer pizza de 1 milhão.
Inté...

Frase da Semana

"Na nossa sociedade, usar camisinha, é como usar celular".
(Especialista sobre vírus HIV, no Fantástico, 11/03/2007)

É, sexo, camisinha e celular combinam, afinal, tudo é consumismo, verdade? Verdade para quem se acostumou ao mais fácil, mais simples e que se rendeu ao capitalismo bárbaro no qual vivemos.

Sejamos francos: usar celular virou necessidade; um dos pilares da nossa sociedade de consumo, e devemos mudar de aparelho a maior quantidade de vezes.

Sexo. Segundo a especialista e o nosso mundo descartável, deve ser mais um artigo de consumo, repito, consumo. E, como o celular, algo descartável.

Qual a relação entre o celular e o sexo? No nosso mundo, para ter celular é preciso ter dinheiro, e muito, para se mudar de aparelho toda hora. No nosso mundo, para ter sexo é preciso ter camisinha, para se mudar de companheiro, ou melhor, para se descartar o outro, a toda hora.

Pois é, se você não obedecer a essa lógica consumista e descartável dessa nossa bárbara sociedade, você está fora. Não sejamos engolidos pelo discurso daqueles que querem nos transformar em coisas. Eles começaram banalizando os objetos, agora, querem banalizar as pessoas e os sentimentos.

Inté...

Ele vem aí...

Ele vem aí... Mais maquiado do que nunca, mais perfumado e tolhido do que nunca. Sorriso sincero, com cara de "liberdade" e amigo dos pobrezinhos do "quintal da América". Vem aqui pra conversar, não quer nada que nós não possamos nem devamos (ele deve pensar), lhe ofertar. E devemos fazer nossas "oferendas" como quem as faz a um deus.
Ah, mas ele também deve nos oferecer algo (vê como ele é bom): provavelmente, uma nova coleira pra prender esses "índios" e "terroristas", já que aqui só tem floresta e macaco e bandidos querendo seqüestar turistas pra vender seus órgãos, não é?
Well, weel, dear president, venha logo nos visitar, estamos loucos para vê-lo. Queremos vê-lo, especialmente, nos cartazes de protesto e nos bonecos feitos à sua imagem e semelhança. Não desejo mal à Vossa Majestade, só às duas idéias. Abraço, querido.
Inté...

Erro. A gente vê por aqui


Um minuto de silêncio em memória de Paulo Freire, porque, certamente, se ele estivesse aqui, pensaria uma teoria para ensinar aos alunos da Central Globo de Jornalismo a escrever. Como este blog não é novela das 8 (na verdade, 9), para reencarnar Freire, Nanda e Compainha Ltda, peço aos voluntários de plantão que abracem esta causa: Repórter - Adote 1! Pense uma lição e escreva para nós.
Só falta escreverem, ao invés de plim-plim, prim-prim...
Inté...