Chocolate quente


Gosto muito do frio; demais. Quando vi que no Sul do país está fazendo graus negativos, fiquei todo animado. Via as pessoas fazendo bonecos de neve, aquela fumacinha saindo da boca de todos, chocolate quente... Ah, um sonho...

De repente, parei e pensei: existem pessoas pobres lá? Que eu saiba, elas não têm milhões de cobertores, dinheiro para chocolate quente, nem nada que faça do gelo ser um sonho. Enfim, o meu sonho é o pesadelo de outros.

Continuo gostando do frio. Mas, agora, todas as noites, lembro de quem está congelando. E eu aqui, no meu chocolate quente...

Inté...

Nota

Quer dizer que, agora, igreja é franquia? Cada um tire suas conclusões. Créditos para minha amiga, Juliana Paes, que enviou esta nota.
Inté...

Que tal?

Quantas mãos perdidas. Quantas vozes mudas. Quantos olhos cegos. Quantos corações parados.
Saudade dos "loucos" que deram a vida por uma causa. Saudade dos "irresponsáveis" que arriscaram tudo pelo outro. Saudade daqueles que entenderam e viveram o amor em seu aspecto mais claro e pleno.
Sede de um amor que não passe, não morra, não seja escravo nem egoísta. Sede de um amor infinito, livre e libertador. Amor que age, amor sem sentimentalismo nem pieguismo. Saudade da radicalidade do amor, do revolucionário amor.
Mas, o amor não comporta, nem mesmo, uma saudade triste e inerte. Quando se tem saudade de amor é para se arregassar as mangas e começar a amar. E amar dói, sacrifica, ao menos o amor verdadeiro, o amor comprometido, o real, belo e frondoso amor. O eterno e necessário amor.
Que tal pararmos de esperar? Que tal unir as mãos, juntar as vozes, enxergar novamente e fazer pulsar o coração do mundo no compasso do amor? Eu e você...
Inté...

Tiro ao alvo

Está na moda jogar pedra na Igreja. A última foi jogada por um colunista do Jornal do Commercio, 5 de maio. Eis algumas delas:
"Ele (o papa), vem (ao Brasil), como a instância suprema de decisão na Igreja Católica Romana, ao menos desde a alta Idade Média". Existe um errinho histórico aí. Pedro foi, queiram ou não, o primeiro papa, instituído por Jesus. Já em 48 d.C. ele dava a palavra final quando não havia consenso. No ano de 343 d.C., por exemplo, a história se repete. 48 d.C. e 343 d.C. são anos da alta Idade Média? Nem alta nem baixa nem Idade Média.
"O cristianismo se propagou pelo mundo afora sem chefes nem proprietários da Igreja". Quero saber qual o cartório em que está o nome do dono da Igreja. A Igreja nunca teve, não tem nem nunca terá um dono além do seu fundador, Jesus.
"Esses cristãos (os que não dão importância à visita do papa), vivem sua fé sem preocupação com o chamado aparato de poder responável pela troca do Evangelho pelo direito canônico". O Evangelho é e sempre será uma espécie de Carta Magna do cristão, o direito canônico deriva do Evangelho.
Essas foram algumas das "pérolas" do colunista. Como se vê, são sempre aquelas coisinhas decoradas de Ensino Médio. A Igreja já errou e erra muitas vezes, como qualquer coisa feita por pessoas, e já pediu desculpas ao mundo por erros como Inquisição e Cruzadas. O inadimissível é aturar quem se arvora em criticar a Igreja sem nenhum preparo maior. Pior ainda é quando os desinformados acreditam nessas retóricas do vazio.
Bento XVI está chegando, vai começar o tiro ao alvo...
Inté...