Quem quer mudar?

De volta!

Vamos lá, quem já teve vontade de mudar o mundo levante a mão! Hum, muito bem, deixe eu contar... Agora, próxima pergunta: quem já teve vontade de mudar a si mesmo, de verdade? Hum, parece que as mãos sumiram.

Se você quer fazer algo diferente, revolucionar o mundo, estamos com a mesma idéia. Se você quer, antes de mudar o mundo, revolucionar-se a si mesmo, então somos companheiros. Mas, se você quer revolucionar o mundo por causa de um Ideal, então somos irmãos.

Insisto: quem quer mudar o mundo antes de si mesmo, logo vai passar. Quem quer findar as desigualdades sem harmonizar as suas não conhece as dificuldades deste ato. É muito difícil mudar o mundo, mas, pode ter certeza, é mais fácil que mudar a si mesmo. Tente.

Não acredite, repito, não acredite naquele que quer questionar tudo se, antes, ele mesmo não passou por questinamentos interiores. Quer questionar o mundo? O primeiro passo a dar é o próprio silêncio. Os mais barulhentos gritos e sofrimentos estão dentro de nós. Loucura entender isso? Pois bem, aquele que silencia a si mesmo faz o mundo calar-se.

Exemplos? Mahatma Gandhi, Dalai Lama, Madre Tereza de Calcutá... Antes de tudo, para eles, estava o silêncio, mudar a si mesmo. Os maiores questionamentos já feitos foram frutos de silêncios profundos.

Quem quer mudar o mundo? Quem quer mudar a si mesmo?

Inté...

Obrigado

Opa...
Sem muitas metáforas, um feliz ano novo a vocês, meus amigos... Que tudo seja novo porque, de velho, já basta 2006...

Primeiro, obrigado por me ouvir! Agora, fazer um pequeno balanço deste blog em 2006. Nunca pensei que este espaço pudesse acolher tantas mentes e corações, gente das mais variadas idades, sexos, ideologias e crenças, podem ter certeza, são muitas. Quero agradecer a todos os que estiveram comigo, sugerindo pautas, criticando positivamente e negativamente. Agradeço a todos os que não comentam no blog, mas que enviam e-mails, deixam scraps no orkut ou me falam pessoalmente. Obrigado, de verdade.

Não estou esquecido das sugestões que recebi nesses últimos dias: o assassinato de Saddam Hussein; Lula, Eduardo, deputados e senadores que assumem o poder, além da retrospectiva que pediram para eu fazer. Tenham a certeza de que, durante 2007, esses temas virão à tona, porque a morte de Hussein não é um fim, mas um começo. A posse dos políticos ainda vai render assunto. E 2007 será conseqüência de 2006, portanto, teremos que lembrar dos fatos passados, fazendo uma restrospectiva.

Janeiro será um mês de poucas novidades neste blog, já que vou viajar com amigos e família. Mas, sempre que puder, volto aqui. Depois, estaremos novamente com este O MARQUIM, espaço de todos, espaço novo, espaço de pelengagens, abobrinhas e idéias, muitas idéias...

Inté...